Você está em:Papers & Aplicações»Achocolatados e sucos, análise do % de sólidos totais

Achocolatados e sucos, análise do % de sólidos totais

A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A relação de sólidos totais e umidade de um alimento estão relacionadas com sua estabilidade, qualidade, composição e afetam as principais características do produto, ocasionando a retenção de lotes e prejuízos à companhia.

Nos achocolatados e sucos, trata-se de mistura de pós de diferentes teores que apresentam compostos maiores ou menores de concentrados de frutas, cacau, corantes e grandes quantidades de açúcar. (Lannes e Medeiros, 2003)

Valores maiores ou menores de teores de sólidos totais e umidade, nos achocolatados e sucos, dependem diretamente da umidade dos ingredientes e do processamento destes produtos.

Em geral, a determinação de umidade e sólidos totais pode parecer ser um método simples, mas torna-se complicado em função dos diferentes compostos que influenciam na exatidão e precisão dos resultados. A separação incompleta da água do produto, a decomposição e a caramelização destas amostras, ocorrem na maioria dos métodos rápidos. Estes são fatores que aumentam o desvio padrão e a retenção de grande quantidade dos lotes de produção.

Nos sucos e achocolatados com alto teor de açucares, os desvios padrão mais comuns são a caramelização como ocorre no método de aquecimento por Infra-Vermelho, e o aumento da variação de resultados pelos fatores de conversão, recorrentes no método refratométrico por Brix em virtude dos sólidos em suspensão, a exemplo do cacau e corantes, conforme tabela abaixo.

FONTE: CAVALCANTI et al. – Determinação de Sólidos Solúveis Totais (ºBrix) e pH.
em Bebidas Lácteas e Sucos de Frutas/2006

 

Com a metodologia por micro-ondas, do analisador SMART, estes desvios não ocorrem. Pelo fato de não caramelizar os açucares e não utilizar refração, eliminando os desvios proporcionados pelos solúveis em suspensão.

Proporcionando, desta forma, a liberação dos resultados das analises e lotes de produção em no Maximo 3 minutos, a exemplo de nossos clientes.

Para mais informações sobre o Analisador SMART, contate-nos no email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Eventos

Rua Irmã Carolina, 592 – Belenzinho – São Paulo – SP - CEP: 03058-040
Tel: +55 (11) 2126-2886 | Fax: +55 (11) 2126-2851 - E-mail: vendas@autoanalitica.com.br
Área Restrita